O que são telas hexagonais
O que são Telas hexagonais?
Se você está buscando um cercamento com praticidade, resistência contra ferrugem e versatilidade, as telas hexagonais são ideais para cercamentos rurais, como viveiros, pinteiros e galinheiros. Elas oferecem um acabamento moderno e limpo, mantendo um ambiente seguro e ao mesmo tempo belo.
As telas hexagonais também possuem uma utilização que poucos conhecem. São telas muito utilizadas na construção civil para firmar o reboco na parede, mantendo assim a estática e neutralizando a formação de rachaduras.
Vantagens das Telas Hexagonais
As telas hexagonais geralmente são escolhidas por aqueles que buscam simetria, harmonização e estética para o seu cercamento. Diferentemente das telas soldadas, as telas soldadas são maleáveis e muito práticas para instalação.
Telas hexagonais são muito recomendadas para terrenos planos, pois não possuem a mesma flexibilidade das telas de alambrado trançado. Outro ponto muito interessante é que as telas hexagonais servem não apenas para cercamentos, como também para decoração de interiores, criadouro de animais e revestimento de parede na construção civil. A seguir, ideias de como utilizar tela hexagonal dentro de casa:
Desvantagens da Tela Hexagonal
Como qualquer outro tipo de produto, as telas hexagonais também possuem suas desvantagens. Uma delas é quando a utilizam como proteção de canis ou qualquer outra finalidade que as faça receber muito impacto.
Quando utilizadas em locais onde ocorrerem impactos frequentes, é recomendado a utilização de telas de alambrado trançada por ser mais maleável e adaptável em diversas situações.
É importante ressaltar que telas soldadas possuem especificações do fabricante, portanto devem ser utilizadas para o fim que foram fabricadas.
Durabilidade das Telas Hexagonais
Telas hexagonais, de maneira geral, possuem uma vida útil curta por terem em sua composição uma camada leve de zinco. Esse processo se chama galvanização. Em sua maioria, as telas hexagonais galvanizadas possuem uma durabilidade média de 2 – 3 anos em regiões a no mínimo 3 quilômetros de distância do mar, sendo que as telas instaladas em regiões litorâneas tem durabilidade média de 6 meses a 1 ano.
Após esse período de tempo, as telas hexagonais começam a apresentar ferrugem em suas amarrações e posteriormente no restante dos fios e malhas.
O que é galvanização?
Galvanização é o nome dado a um processo de revestimento de metais como o aço utilizado em telas soldadas. O objetivo é cobrir o material que está sendo utilizado por um outro com maior durabilidade e resistência aos fatores naturais de corrosão de metais e aprimorar a aparência.
O processo chamado galvanização é feito por meio de uma interação metalúrgica entre o aço e o zinco, onde uma camada especial de zinco é formada sobre o aço, impedindo assim o contato do material com o ambiente externo. Após realizado esse processo, o aço torna-se mais protegido contra a corrosão e pode aguentar mais facilmente as atividades climáticas ou ação do tempo sobre o material.
Tipos de Telas Hexagonais
Hoje existem alguns tipos de telas hexagonais que servem cada uma para uma necessidade específica. Vamos conhecer cada uma delas:
Tela Hexagonal Viveiro
A Tela Hexagonal Viveiro está disponível no fio BWG 24 (0,51 mm) e malha de 1,27 cm. Essa tela é a tela com as menores malhas dentre as hexagonais e é muito indicada para animais e pássaros muito pequenos.
Tela Hexagonal Pinteiro
A Tela Hexagonal Pinteiro está disponível no fio BWG 22 (0,71 mm) e malha de 2,54 cm. A Tela para Pinteiro, como o nome já diz, é indicada para a criação de pintos, codornas e aves de pequeno a médio porte. Essa tela também é muito usada em hortas e lavouras para proteger a plantação.
Tela Hexagonal Galinheiro
A Tela Hexagonal Galinheiro está disponível em dois modelos: a Tela Hexagonal Galinheiro Fino e a Tela Hexagonal Galinheiro Grosso que tem o fio BWG 18 (1,24 mm) e malha de 5,08 cm. Ambas são indicadas para o cercamento de galinhas e aves de médio porte. Além disso, essa tela também é muito usada em hortas, lavouras e pomares.
Tela Hexagonal Mangueirão
Por fim, temos a Tela Hexagonal Mangueirão que está disponível no fio BWG 18 (1,24 mm) e malha de 7,6 cm. Essa tela é muito indicada para o cercamento de porcos, ovelhas e animais médios.
Corrosão nas Telas Hexagonais
A corrosão é proveniente de um fenômeno químico chamado oxidação, ou seja, destruição indesejada. Esse processo vem de grandes concentrações de reagentes, e nunca ocorre sem a presença de água e oxigênio. Diante disso, podemos perceber que a oxidação pode gerar grandes prejuízos. Por conta disso, as telas soldadas possuem o processo de galvanização.
Os locais onde mais sofrem com a corrosão são as cidades litorâneas, por conter muita umidade a beira mar. Esse fenômeno é conhecido por maresia, que não possui apenas água, mas possui uma variedade enorme de sais que causam corrosão de materiais metálicos, aumentando assim o processo de enferrujamento.
Instalação de Telas Hexagonais
Por ser uma tela muito maleável, torna-se fácil a instalação. Basta abrir o rolo e desenrolar no local onde será instalado. É interessante ressaltar que os métodos de instalação sofrem variação dependendo do terreno, modelo de postes, altura da tela, etc.
A distância ideal de entre mourões é de no máximo 2,5 m, mantendo assim a resistência da cerca. O material a ser utilizado depende muito do modelo de cercamento que você precisa fazer. Pode ser de concreto, madeira ou metal, dependendo da situação.
Nunca se esqueça de que para uma maior resistência da sua tela, a utilização de arames para esticá-la e amarrá-la no moirão é necessário. Em regra geral, os arames para esticar a tela precisam ter uma bitola mais espessa que o arame utilizado na fabricação da tela, e o arame para amarrar a tela pode ser um com bitola mais fina. Quer um exemplo? Na maioria das vezes, o arame utilizado para esticar a tela é o BWG 12 e para amarrar a tela é o BWG 16.
Aconselhamos também a utilização de esticadores para ter uma tela mais firme e segura. Os esticadores são fixados na parte de trás dos moirões em uma das extremidades da cerca, ajudando no processo de fixação.
O bom é que elas são bem baratas e consegui instalar sozinho no mourao de madeira com grampos… Pra galinhas já é mais que o suficiente…