Rede de proteção
Dentre as muitas coisas que são de extrema importância para garantir a segurança da sua residência, estão as redes de proteção. São elas que impedem vários possíveis acidentes, trazendo paz e tranquilidade para o seu lar.
As redes de proteção podem ser aplicadas em diversos contextos, podendo variar conforme a necessidade de cada um. Como a segurança é algo sério, uma importante avaliação e pesquisa sobre o assunto pode evitar muitas dores de cabeça.
Neste texto explicaremos tudo o que você precisa saber antes de instalar redes de proteção em seu lar.
O que são redes de proteção?
Se ainda existe alguma confusão com relação ao termo, redes de proteção são um conjunto de malhas, feitas de polietileno ou poliamida, que servem para bloquear áreas que envolvem um certo perigo.
Onde se pode instalar rede de proteção?
Elas podem ser instaladas em casas, apartamentos, prédios comerciais, escolas, creches, pet shops, varandas e diversos outros locais que exijam proteção.
Cada ambiente tem sua particularidade, portanto, existem diversas formas de se instalar rede, e nesse sentido, um olhar técnico é sempre muito importante para que o procedimento seja realizado de maneira correta.
Para quê servem as telas de proteção?
A partir de um ponto lógico, as redes de proteção apresentam diversas vantagens para quem ocupa o imóvel diariamente.
Quem já morou em apartamentos ou residências altas, compreende a importância de utilizar esta medida de segurança para proteger crianças, idosos e pets. Os pequeninos em fase de crescimento são muito curiosos. Gostam de escalar, não têm medo de nada e aproveitam todos os cantinhos da casa para explorar. Por isso, é sempre importante instalar redes de proteção em janelas e sacadas, pois são lugares onde as crianças gostam de ficar.
No caso de idosos, por conta da idade avançada e dos problemas de saúde decorrentes da idade, como tonturas e problemas de locomoção, podem causar desequilíbrio ocasionando quedas até mesmo fatais. Falando um pouquinho dos pets, principalmente os filhotes, eles gostam muito de pular, brincar e subir em móveis, e por consequência, se envolver em acidentes. Por conta disso, as redes de proteção são feitas com um material muito flexível para evitar possíveis problemas com nossos bichinhos, seja em casas, apartamentos ou sobrados.
Saiba como evitar acidentes com crianças dentro e fora de casa
Para quê se deve instalar rede de proteção?
As redes de proteção tornam-se indispensáveis quando falamos de segurança para o lar. Elas protegem crianças, pets e até mesmo adultos de sofrerem acidentes, já que o risco de esquecer janelas abertas ou de a crianças abri-las são grandes. Infelizmente tais acidentes acontecem com frequência, não inibindo os responsáveis pelas crianças de serem indiciados criminalmente pelo descuido de menor, mesmo não havendo nenhum fim trágico.
Dados do Ministério da Saúde comprovam que a maior parte das mortes infantis são causadas por acidentes ou lesões não intencionais entre crianças de 1 a 14 anos de idade. Estes dados correspondem a cerca de 4,7 mil óbitos e 125 mil internações por ano. É um índice assustador, a partir do momento que sabemos que 90% dos acidentes podem ser prevenidos de maneira muito simples.
Essa reportagem do Fantástico explica um pouco mais sobre esses perigos.
Desconfie de preços muito baixos
Na procura por economizar, muitas pessoas não avaliam tudo o que pode estar em jogo com essa decisão baseada somente em preço. No seguimento da rede de proteção, existem empresas pequenas e instaladores que não estão preocupadas em oferecer o melhor produto a você. Para baratear suas despesas acabam optando por um material inferior e de qualidade e procedência duvidosa.
Portanto, fique alerta, desconfie de preços muito destoantes, e pergunte mais sobre o material ofertado, garantia e qualificação da empresa.
Solicite um orçamento detalhado
Fale diretamente com um de nossos especialistas.
Rede de poliamida ou polietileno?
Esta é uma dúvida muito frequente dos que buscam instalar redes de proteção. Ambas são compostos químicos distintos utilizados na composição da rede de proteção e cada um possui características próprias que podem ser observadas a olho nu.
O material poliamida, também conhecido por nylon, é muito parecido com um tecido. Pelo fato de não ser impermeável, sua durabilidade torna-se reduzida podendo assim causar um desgaste mais rápido nos fios. A rede de proteção em poliamida pode ser usada em janelas e sacadas também, mas recomendamos que seja utilizada apenas em ambientes internos
Por outro lado, o polietileno tem um aspecto mais plástico. Ele é totalmente impermeabilizado e resistente à corrosão do tempo e aos desgastes. Além disso, este material possui uma resistência de tração que o aço, sendo este sete vezes mais leve. A rede de proteção fabricada com o polietileno é a mais indicada para ambientes externos, como sacadas e janelas.
Para saber mais leia nosso post sobre tipos de tela de proteção.
Qual a diferença entre malhas?
Talvez você não saiba disso, mas as malhas das redes apresentam tamanhos diferentes para diversas finalidades. Sendo assim é importante conhecer quais são, para poder escolher a que melhor se adapta e garantir o uso adequado.
Quando falamos de pets, por serem pequenos e flexíveis, algumas raças de gatos conseguem passar entre as malhas, por isso o recomendado é sempre utilizar malhas menores, como as de 3×3 cm e 5×5 cm.
Quem tem filhos, sabe que todo cuidado é pouco, principalmente em apartamentos. Então, a melhor opção sempre será investir em redes de proteção. Para crianças, a malha de 5×5 cm também é a mais indicada. Pois além de impossibilitar a queda de animais e crianças, também dificulta muito a passagem de qualquer material de tamanho médio que possa cair ou ser arremessado da sacada ou janela.
Existem outros tipos de malhas maiores, como a de 7 cm, que é um pouco mais aberta e não marca tanto a visão. Porém, de acordo com as normas, essa malha não é a mais indicada para crianças. Apesar disso, muita gente procura esse material pois proporciona uma melhor visão externa. Para casos como estes, é necessária uma calma avaliação de toda a situação.
Para saber mais leia o nosso post sobre como escolher a malha ideal.
Como escolher a cor ideal para a minha instalação?
Além da variação de tamanhos de malha, temos também a variação de cores, que auxiliam a manter um padrão estético para sua residência. Hoje no mercado, existem 3 cores que são consideradas padrão em todo o país. São elas: branca, preta e areia.
Se você mora em condomínio, o ideal é consultar o administrador ou síndico para saber se tem algum padrão de cor para as redes de proteção. Alguns edifícios determinam que as redes sejam instaladas com base em uma determinada cor para manter um padrão harmonioso.
Antes de selecionar a cor ideal para sua tela de proteção, é importante que você observe o padrão estético do seu prédio ou casa, e analise o que combina com toda sua casa ou prédio, em um contexto mais amplo.
Após isso, é necessário pensar no quê combina mais, em um contexto mais aproximado. Por exemplo, observar a cor da parede, cor da estrutura da janela, ou seja, tudo o que pode combinar ou não com a cor escolhida.
Nesse sentido, por exemplo, se uma janela tem a estrutura toda branca, não faz sentido colocar uma rede de proteção na cor areia. Nessa mesma lógica, também não faz sentido colocar em uma casa de madeira em frente a praia, uma rede branca ou preta, pois a cor não combinaria com o ambiente.
Confira: Como escolher a malha ideal?
Quais ambientes em que se deve instalar rede de proteção?
Diferentes situações exigem diferentes respostas, por isso, tudo pode depender. Se você está colocando rede por causa de gato, por exemplo, colocar rede em todas as janelas, inclusive na do banheiro, pode ser necessário. Pois como sabemos, esses felinos, percorrem a casa de cima abaixo e podem em um momento de descuido, acabar entrando em alguma fresta.
No entanto, se você busca instalar a rede para proteger crianças e idosos, é interessante avaliar a altura e acessibilidade e grau de perigo, pois algumas crianças também costumam subir em móveis e assim, acabam correndo risco de vida.
Portanto tudo vai depender do seu contexto. Lembre-se sempre de avaliar tudo com sensatez e calma.
Rede de proteção para gatos?
Ter um animal de estimação é muito gratificante e traz muita alegria, mas também exige muita responsabilidade. Quando são mais novos, os bichinhos costumam ser muito levados e brincalhões. Sobem em móveis, roem, pulam, correm e são extremamente curiosos. Tratando-se de segurança, as redes de proteção são muito recomendadas para quem tem animais domésticos, especialmente gatos.
As melhores redes para os bichanos são as fabricadas em polietileno por ser muito resistente e poder suportar até 500 kg. É importante instalar a rede em locais onde o gato possa escapar, evitando assim acidentes.
As redes com 5×5 cm de abertura são as mais recomendadas para nossos amigos felinos adultos, mas para os filhotes é recomendado a de 3×3 cm.
Tratando-se da forma de instalação, diferencia-se um pouco do sistema utilizado para humanos. As redes para pets devem ter o distanciamento de 20 a 25 cm entre um e outro, impossibilitando assim o escape do gato.
Leia mais: Rede de proteção para gatos: Como escolher?
Seu gato está acostumado a roer tudo?
Provavelmente você já conhece o comportamento do seu bichano, sabe se ele é agitado a ponto de roer as redes ou não. Isso pode ser um problema, pois a garantia não cobre danos causados por interferência animal ou humana sobre a rede.
Mas é claro que não vamos te deixar na mão, não é mesmo? Para casos como estes, recomendamos que você busque um produto para afastamento de cães e gatos. Recomendamos o Afasta cães e gatos da peetz.
Rede de proteção para pombos
A instalação da rede de proteção para pombos, geralmente é feita em volta das condensadoras de ar condicionado, que são aquelas caixas que ficam para fora das residências, lugar que os pombos adoram. Principalmente por oferecer abrigo, calor e por estar próximo de alimento. O problema é que nesses casos, eles acabam estragando os equipamentos e isso gera uma grande dor de cabeça. A manutenção do equipamento é extremamente cara, por isso é muito importante proteger essa área.
A rede de proteção para pombos é de extrema importância. Segundo um artigo do UOL, “Os pombos podem causar vários prejuízos em uma casa”, afirma Fernando Ferreira, diretor do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, do Rio de Janeiro. “Elas sujam roupas e fachadas, entopem calhas, contaminam a caixa d´água (especialmente se estiver destampada), danificam antenas e equipamentos eletrônicos e contaminam o ar condicionado de parede, que pode espalhar substâncias tóxicas por toda a residência”.
Entenda mais sobre: O que é rede de proteção contra pombos?
Rede de proteção com estruturas
As redes de proteção em estruturas são instalações diferenciadas que usam estruturas de alumínio ou em estruturas que o próprio local oferece, muito comum em escadas e mezaninos.
Que servem, para proteger crianças, adultos idosos e animais de lugares que oferecem perigo, como lajes, varandas, escadas e mezaninos.
Também tem muita gente que as usa em ambientes bem despojados e diferentes como decoração.
Separamos algumas fotos bem legais retiradas do site Decorfácil que podem dar ideias e te inspirar.
Fonte: https://www.decorfacil.com
Solicite um orçamento detalhado
Fale diretamente com um de nossos especialistas.
Rede de proteção para piscina
A rede de proteção para piscinas, como o nome diz, são redes de proteção feitas para cobrir e proteger piscinas de possíveis acidentes. Elas são instaladas na parte superior de piscinas e fixadas ao seu redor com ajuda de ganchos. Essa é mais uma dentre as muitas utilidades das redes de proteção em diversos locais.
Normas ABNT sobre instalação de rede de proteção
Você sabia que existem normas e regras para instalação de redes de proteção? Desde o material utilizado até os métodos de instalação devem estar dentro de normativas impostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Estas regras se dividem em 3 partes: NBR16046-1 (1- Fabricação de redes de proteção), NBR16046-2 (2- Corda para a instalação da rede de proteção) e NBR16046-3 (3- Instalação). Essas normas tratam especificamente de redes de proteção para janelas, sacadas, mezaninos, parapeitos, floreiras e outros lugares que necessitem de instalação.
Durabilidade e resistência das redes de proteção
Os fabricantes de redes de proteção garantem uma durabilidade de no mínimo 3 anos de inflexão da rede, com resistência de 500 kg de força. Após esse período, a rede começa a perder força, sendo necessário a troca.
Portanto desconfie de empresas que oferecem 4 ou 5 anos de garantia. Pesquise, analise e veja avaliações de outros clientes para entender se a empresa é realmente confiável.
Quanto custa a instalação de telas de proteção?
O cálculo do custo da instalação será baseado em duas coisas principais: o custo dos materiais, como metragem da rede, gancho e bucha. E o custo da mão de obra, que inclui o serviço, deslocamento, equipamento e o nível de dificuldade da instalação das redes.
Por isso, definir um preço padrão por m² é basicamente impossível. A melhor maneira de definir um valor exato, é por meio de um orçamento detalhado elaborado por um técnico experiente.
Dúvidas frequentes
Vamos tentar esclarecer as principais dúvidas sobre as redes de proteção, pode ser que a sua dúvida esteja entre elas, então preste bastante atenção, caso a sua dúvida não esteja aqui pode deixar sua pergunta nos comentários.
1- Posso tirar as redes de proteção para limpar?
Você jamais deve retirar suas redes de proteção, e se fizer, nunca as coloque em uma máquina de lavar. As redes de proteção com sujeira não podem ser lavadas, apenas substituídas. Vou te explicar o porquê.
O material que é utilizado para fabricação de redes de proteção, é um material muito sensível a produtos químicos, podendo causar a corrosão e enfraquecimento dos fios. Se colocados na máquina de lavar, é muito provável que o eixo que é responsável pela movimentação da máquina estrague ou enfraqueça os nós entre as malhas.
Além disso, se você retirar a rede de proteção, será necessário contratar um técnico para realizar a reinstalação, para que a rede fique bem esticada e firme.
Sempre siga a recomendação do fabricante e troque suas redes em no mínimo três anos. Assim você sempre terá seu material em garantia e sua rede não terá aparência de sujeira ou desgaste.
2- Como faço para limpar minha rede de proteção?
Você pode usar um pano úmido com sabão ou detergente neutro para limpá-las, ou até mesmo quando possível um Wap (lavadora de alta pressão). E lembre-se de nunca usar nenhum tipo de produto químico corrosivo como sapólio, água sanitária ou qualquer outro produto semelhante. Pois esses produtos podem prejudicar a resistência da rede.
3- Como verificar se as redes de proteção ainda estão boas?
Primeiramente observe se as buchas e ganchos estão firmes na parede, após isso, peça para uma pessoa forte esticar com as duas mãos. Se a tela romper é porque já ultrapassou os 3 anos e está perdendo resistência. Em redes de qualidade pode demorar até 5 anos para que esse processo ocorra.
Verifique também se a malha não possui nenhum tipo de corte ou abertura nas tramas. E se houver necessidade chame uma empresa de redes de proteção de sua proteção para fazer a verificação e ou troca da tela de proteção.
4- As redes de proteção podem ser cortadas por tesoura?
Sim, as redes de proteção podem ser cortadas com tesoura. O corpo de bombeiros exige que as redes de proteção sejam fácil e rapidamente cortadas em casos de emergência em resgates. Nenhuma empresa do ramo de instalação de redes de proteção se responsabiliza por danos feitos por tesouras, facas ou objetos cortantes.
5- Preciso colocar telas de proteção no banheiro?
É importante proteger todos os lugares que possam oferecer algum risco aos seus filhos e animais de estimação. Lembrando que, crianças normalmente têm acessos a áreas um pouco mais baixas, e dependendo do banheiro, existe um risco muito baixo de que ela consiga alcançar a abertura. Porém, mesmo assim é importante avaliar com muita calma.
Já gatos e outros pets possuem tamanho menor e uma força e flexibilidade maior para saltar até lugares altos. Dessa forma, normalmente se torna importante a instalação de rede de proteção, até mesmo em aberturas no banheiro.
Quanto às opções de instalação em janelas de banheiro, existem três opções. A primeira delas é a padrão, que é feita com ganchos e tela, que normalmente não é a melhor opção, pois dificulta o processo de limpeza e na abertura e fechamento da janela.
Nesse sentido, existe a opção de instalação da tela de proteção em uma estrutura de alumínio do tamanho exato da janela, que é segura e firme, mas que também pode ser removida sem muitas dificuldades quando necessário.
A última opção, seria a instalação da rede com limitador de abertura. Nessa opção, a rede fica fixa na janela, mas por limitar a abertura, diminui a circulação de ar no local, o que pode não ser tão interessante para algumas pessoas.
6- Qual o gancho de fixação ideal para a instalação?
Primeiro ponto importante é a espessura dos ganchos, para manter a resistência necessária na instalação é importante utilizar o gancho de numero “8”. Quanto ao material do gancho temos duas opções: O “Galvanizado” é a opção mais barata e que tem boa durabilidade em regiões com pouca maresia ou exposição ao tempo. A segunda opção é o “Inox” que apesar de ser um pouco mais cara é o melhor custo beneficio para instalações em regiões litorâneas devido a grande maresia. Por isso sempre avaliamos a região e o tempo em que o cliente pretende utilizar as redes para indicar o gancho que terá o melhor custo beneficio para o cliente.
7- Quanto tempo duram as redes de proteção?
As redes de proteção possuem uma vida útil variada de acordo com os fatores climáticos e circunstanciais a que é exposta. Tais como maresia, tempo de exposição ao sol, clima, poluição, entre outros. Fazendo o acompanhamento de nossos clientes nesses mais de 30 anos de história conseguimos estimar que a vida útil média de nossas redes é de 5 á 7 anos até que elas comecem a apresentar problemas de resistência e prejudiquem a segurança. Assim aconselhamos nossos clientes que após o período de garantia de 3 anos sejam feitos testes periódicos de resistência das redes.
Pingback: Rede de proteção com estruturas | Para que serve e quando instalar?
Pingback: Rede de proteção para pombos | Como se livrar desse problema?
Pingback: Rede de proteção: Como escolher a malha ideal? | Só Telas e Redes de Proteção
Pingback: Cerca Removível para Piscina | O que é e porque instalar?
Pingback: Rede de Proteção para Piscinas | Como proteger minha Piscina?
Pingback: Tipos de tela de proteção: Polietileno ou Poliamida? | Só Telas e Redes de Proteção
Pingback: 4 lugares para proteger em casa | Só Telas e Redes de Proteção
Pingback: Tipos de rede de proteção: Polietileno ou Poliamida? - Blog Só Telas
Pingback: Tela de proteção: como escolher a malha ideal - Blog Só Telas